Incontinência Urinária

De acordo com a Sociedade Internacional de Incontinência (ICS), incontinência urinária é qualquer perda involuntária de urina.

 

Quais os tipos de incontinência?

Pode ser classificada como Incontinência urinária de esforço (IUE) ou de urgência. A primeira ocorre quando a perda ocorre durante a realização de algum esforço, tais como prática de esportes ou tosse ou espirro. Já a Incontinência urinária de urgência é a perda de urina precedida de urgência miccional. A associação de ambos os tipos caracteriza a Incontinência urinária mista.

 

Quais fatores levam às perdas?

 A continência urinária depende da integridade anatômica e funcional da bexiga e do esfíncter, podendo ser influenciado pelo estado mental, mobilidade, destreza e motivação. A IUE é mais comum dentre as mulheres com antecedentes obstétricos, especialemtne naquelas que tiveram partos vaginais. Outros fatores importantes incluem alterações teciduais (colágeno), idade, condições associadas a auemtno crônico da presão intra-abdominal (obesidade), caraterísticas genéticas. Nos homens, a incontinência pode ser secundária a procedimentos cirúrgicos que acometem a função esfincteriana ( por exemplo, Prostatectomia radical)

 

Avaliação diagnóstica do(a) paciente incontinente?

A história clínica associada a minuscioso exame físico pode ser suficiente para o diagnóstico. A avaliação urodinâmica está indicada em casos específicos.

 

Tratamento da Incontinência Urinária

CENTRO MÉDICO DIAS

CLÍNICA DE UROLOGIA

(44) 3266-1508 | 3266-1527 contato@centromedicodias.com.br Av. Tiradentes 1319 - Maringá PR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS