Varicocele

A varicocele é a dilatação das veias do testículo. O processo é semelhante ao que acontece nas varizes de outros locais do corpo: há uma insuficiência das veias de drenagem dos testículos que leva a um represamento sanguíneo e a uma dilatação venosa com refluxo sanguineo. É encontrada predominantemente no lado esquerdo, algumas vezes nos dois lados e, raramente, apenas no lado direito. É mais comum no lado esquerdo, porque a veia espermática do lado esquerdo desemboca na veia renal esquerda em um ângulo de 90 °, ou seja, reto, fazendo com que a pressão nesse lado seja mais alta que no lado direito, lado este em que a veia espermática desemboca obliquamente diretamente na veia cava inferior.

 

Quais as consequências?

            A varicocele é a principal causa de infertilidade nos homens. Estima-se que no mundo inteiro, ela ocorra em cerca de 20% dos homens. Em casais com problemas para engravidar, esta proporção pode aumentar para 35%. Na maioria dos casos, a varicocele é assintomática, raramente podendo cursar com dor e/ou diminuição do tamanho testicular. Portanto, pode prejudicar a função dos testículos sem dar nenhum sintoma!

 

Como saber se tem a doença?


           A medida mais importante para o diagnóstico é o exame físico realizado por um urologista. O ultrassom dos testículos pode ser útil nos casos duvidosos.

 

De que maneira pode resultar em infertilidade?

            Os testículos estão situados fora do corpo (no escroto) por um motivo: a temperatura adequada para produção dos espermatozóides deve ser cerca de 2ºC mais baixa que a temperatura do corpo. Quando há varicocele, o sangue fica represado ao redor dos testículos, aumentando a temperatura testicular e levando a um aumento de algumas substâncias tóxicas, como os radicais livres de oxigênio, prejudicando o processo de formação de espermatozóides. A conseqüência é uma diminuição do número, motilidade e morfologia dos espermatozóides. Vale ressaltar que os efeitos nocivos da varicocele são progressivos.

 

Quando operar?

             A cirugia deve ser feita em alguns casos, como os descritos a seguir:

  • Varicoceles em pré-adolescentes: não é possível avaliar o dano da doença na fertilidade;
  • Atrofia testicular homolateral: degeneração do testículo só do lado afetado;
  • Alterações no espermograma e infertilidade
  • Dor associada à varicocele

 

Tratamento da varicocele

CENTRO MÉDICO DIAS

CLÍNICA DE UROLOGIA

(44) 3266-1508 | 3266-1527 contato@centromedicodias.com.br Av. Tiradentes 1319 - Maringá PR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS