Azoospermia

Azoospermia significa ausência de espermatozóides ao espermograma.  Neste caso, deve-se confirmar se fora realizada a análise do centrifugado do sêmen. Isto porque muitos laboratórios não fazem este exame, conhecido como Pellet.

 

O homem azoospérmico pode ser pai?

            A idéia de que o casal nunca poderá ter um filho do mesmo sangue ou com a mesma carga genética não é verdade! Muitos homens azoospermicos podem ser tratados e se tornarem pais. mas tudo isso requer avaliação de urologista especializado em Reprodução Humana, que domine as técnicas mais modernas de captação de espermatozóides. Deve ser avaliado o paciente como um todo e não apenas sua condição reprodutiva. O homem deve ser cuidadosamente examinado, sendo solicitada a dosage de  hormônios sexuais, bem como exames genéticos (cariótipo e pesquisa de microdeleções do cromossomo Y).

 

Quais são as possíveis causas?

            A ausência de espermogramas no ejaculado pode ser secundária à falha na produção testicular (Azoospermia não Obstrutiva) ou à obstrução dos ductos que transportam os espermatozóides até o liquido que é ejaculado (Azoospermia Obstrutiva). O maior exemplo de azoospermia obstrutiva é a própria vasectomia, na qual criamos uma obstrução intencional para que o homem não possa mais ter filhos. Isto é muito importante pois mesmos nos homens não vasectomizados esta “obstrução” pode existir e muitas vezes ser tratada. No caso de arrependimento e desejo de filho após ter sido submetido à vasectomia, pode-se oferecer a cirurgia de reversão da vasectomia.

CENTRO MÉDICO DIAS

CLÍNICA DE UROLOGIA

(44) 3266-1508 | 3266-1527 contato@centromedicodias.com.br Av. Tiradentes 1319 - Maringá PR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS