Prolapsos Vaginais ("Bexiga Caída")

 Prolasos vaginais são bastante comuns na população, principalmente em mulheres acima dos 50 anos de idade e são decorrentes de alterações na estrutura de sustentação dos orgãos da cavidade pélvica, incluindo uretra, bexiga, útero, intestinos, sigmóide e reto. Quando a BEXIGA está prolapsada, chamamos de CISTOCELE;Quando o ÚTERO está prolpsado, chamamos de PROLASO UTERINO; Quando o INTESTINO está prolpsado, chamamos de ENTEROCELE; Quando o RETO está prolpsado, chamamos de RETOCELE. Como o problema é generalizado em todo o assoalho pélvico, geralmente os prolapsos aparecem associados. Ou seja, vários órgãos prolapsados ao mesmo tempo, podendo cada um apresentar um grau diferente de protusão pela vagina.

 

Por que ocorrem os prolapsos?

            O principal responsável por manter os orgãos na posição adequada é um conjunto de músculos chamado de levantador do ânus. Além destes músculos, existem uma série de ligamentos que também ajudam na sustentação dos orgãos. Quando ocorre uma fraqueza no levantador do ânus e nos ligamentos, os orgãos da cavidade pélvica tendem a sair pela vagina devido a constante pressão exercida pelo abdômen sobre eles.

 

Quais as causas principais?

            Histerectomia (retirada do útero), cirurgias vaginais ou abdominais prévias, múltiplos partos vaginais, parto prolongado, obesidade e menopausa, e idade acima dos 50 anos.

 

Como saber se há prolapse vaginal?

            Mulheres com prolapso vaginal geralmente não percebem o problema até o prolapso se tornar acentuado. Nessa ocasião, a mulher percebe uma protuberância (como uma bola) saindo pela vagina, sensação de peso na vagina, desconforto vaginal, dor durante a relação sexual e constipação intestinal. A incontinência urinária pode ser o primeiro sintoma de que o suporte do assoalho pélvico não está adequado. Em torno de 40% das pacientes com incontinência urinária apresentam algum tipo de prolapso vaginal.

Tratamento dos prolapsos vaginais

CENTRO MÉDICO DIAS

CLÍNICA DE UROLOGIA

(44) 3266-1508 | 3266-1527 contato@centromedicodias.com.br Av. Tiradentes 1319 - Maringá PR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS