Laser na Urologia

Atualmente, o uso do laser na urologia já é considerado um procedimento corriqueiro, sendo utilizado no tratamento de diversas doenças urogenitais. A aplicação mais comum, entretanto, é no tratamento dos cálculos urinários e de hiperplasia prostática benigna.

 

Laserterapia para cálculos urinários

 O laser é a principal fonte de energia utilizada para fragmentação dos cálculos, geralmente utilizado através de um ureteroscópio (rígido ou flexível). Seu mecanismo de ação é basicamente fototérmico, causado por uma onda de choque acústica que acarreta na formação de pequenas bolhas de ar que eclodem e fragmentam os calculus. A potência utilizada para fragmentar os cálculos, depende do tamanho, localização e composição dos mesmos É considerado bastante seguro, apresentando taxa de complicação muito baixa e excelentes taxas de sucesso.

Laserterapia na hiperplasia da próstata

A cirurgia é realizada por via endourológica, utilizando um cistoscópio modificado, que permite a passagem da fibra do laser por seu canal de trabalho. Caracteriza pela emissão de um raio que é capaz de vaporizar o tecido prostático com altas temperaturas (acima de 100 graus), sem causar sangramentos. Além disso, a profundidade de penetração do laser no tecido prostático é baixa (2mm), diminuindo assim a ocorrência de sintomas urinários irritativos no período pós-operatório. As principais indicações do uso do laser são para os pacientes que estão em uso de anticoagulantes e nos portadores de marcapasso cardíacos.

CENTRO MÉDICO DIAS

CLÍNICA DE UROLOGIA

(44) 3266-1508 | 3266-1527 contato@centromedicodias.com.br Av. Tiradentes 1319 - Maringá PR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS