Câncer de Próstata - O que fazer?

Uma vez diagnosticado o câncer de próstata, o urologista irá indicar o tratamento mais adequado para cada paciente, que varia conforme as características da doença (estadiamento, agressividade à biópsia, valor de PSA) e o perfil individual (função sexual, status performance). Dentre as opções de tratamento para o câncer de próstata localizado (diagnóstico precoce), inclui-se:

1) Prostatectomia radical

Remoção completa da próstata e vesículas seminais. Essa cirurgia pode ser realizada por via retropúbica aberta (incisão abdominal), via perineal (incisão na região do períneo). E, mais recentemetne, a via laparoscópica (pequenas incisões abdominais).

2) Radioterapia externa

Utiliza-se radiação externa. Para que esse método tenha eficácia satisfatória com mínimo efeito colateral deve-se utilizar Radioterapia conformacional, com calculo da dose e emissão da radiação em 3 dimensões.

3) Braquiterapia

Utiliza-se radiação, entretanto, essa é levada ao órgão (próstata) por meio de pequenas "sementes" radioativas que liberam radiação com uma dose pré-estabelecida e localizada somente no interior do órgão. Só tem indicação nos casos de próstatas pequenas e doença com bom prognóstico.

Vou ficar impotente e perdendo urina?

 Os dois grande temores dos pacientes com câncer de próstata são a impotência sexual e a incontinência urinária, ambos efeitos adversos possíveis secundários as modalidade de tratamento. Entretanto, com os avanços das técnicas cirúrgicas e da tecnologia da radioterapia, o risco de tais complicações tem reduzido nos últimos tempos. Além disso, a reabilitação sexual e urinária pós-tratamento merece total atenção do urologista na busca pela melhora na qualidade de vida do paciente.

Nos casos de doença avançada (metastática), o tratamento consiste no bloqueio hormonal (castração) que pode ser cirúrgica (retirada dos testículos) ou química (medicamentosa), com possibilidade de controle, porém não a cura, da doença.

 

CENTRO MÉDICO DIAS

CLÍNICA DE UROLOGIA

(44) 3266-1508 | 3266-1527 contato@centromedicodias.com.br Av. Tiradentes 1319 - Maringá PR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS