Modernidades no Tratamento dos Cálculos Renais

O tratamento dos cálculos renais pode ser realizado por 5 tipos de abordagens, dependente da localização, tamanho e tipo do cálculo.

1) Litotripsia extracorpórea por ondas de choque – Nesse procedimento, não há cortes ou incisões. O paciente recebe ondas de choque que se difundem pelo corpo e concentram sobre o cálculo, fragmentando-o. Indicado principalmente para calculus renais menores que 2 cm.

2) Cirurgia percutânea – Nessa cirurgia realizamos pequenas perfurações na região lombar para acessar o cálculo (em geral cálculos maiores que 2cm ou coraliformes) no interior dos rins. Por meio desses pequenos orifícios realizamos a fragmentação e remoção da pedra.

3) Ureterolitotripsia endoscópica –Nesse procedimento utilizamos um aparelho endoscópico , com uma câmera que permite visualizar o interior da bexiga e do ureter. Esse aparelho é introduzido pelo canal da urina (uretra). Assim, nao há necessidade de cortes ou incisões. Por meio desse aparelho remove-se os cálculos do interior do ureter. Pode-se utilizar diferentes fontes de energia para fragmentação do cálculo (balística, ultrassônica ou laser)

4) Cirurgia videolaparoscópica – em determinados casos, pode-se valer das vantagens da laparoscopia para retirada de cálculos.

5) Cirurgia convencional – Em alguns casos especiais (grandes e complexos cálculos) há necessidade realizar cirurgia tradicional com incisão mais ampla e abertura do rim ou pelve renal para remoção direta dos cálculos.

As pedras muito pequenas (microcálculos), quando não obstrutivas e assintomáticas, podem ser acompanhadas.

CENTRO MÉDICO DIAS

CLÍNICA DE UROLOGIA

(44) 3266-1508 | 3266-1527 contato@centromedicodias.com.br Av. Tiradentes 1319 - Maringá PR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS