Reversão de Vasectomia

Cerca de 6 a 8 % dos vasectomizados procuraram um urologista para reverter o quadro causado pela vasectomia. Esta porcentagem de reversões de vasectomia é maior em países desenvolvidos.

Como é feita a cirurgia?

 Na cirurgia de reversão de vasectomia, os canais deferentes (os quais foram deconectados na vasectomia) são reconectados e os espermazóides voltam a ser ejaculados. Trata-se de uma cirurgia mais complexa que a vasectomia, pois é microscópica.

Quais as chances de sucesso?

Dois fatores importantes influenciam a taxa de sucesso da reversão :1) o intervalo de tempo entre a vasectomia e o momento da reversão (Quanto menor o intervalo, maior a chance de sucesso. Nas reversões de até 3 anos após a vasectomia a chance de obter espermatozóides na ejaculação é de 97% e de gravidez 76%. Entre 3 e 8 anos de vasectomia as chances de gravidez são de 53%, entre 8 e 14 anos é de 44% e vasectomias de mais de 14 anos a chance diminui para 31%); 2) a idade da parceira (a partir de 35 anos as chances de gestação são menores).

Quais as vantagens da reversão em relação à reproducão assistida (“bebê de proveta”)?

 A grande vantagem da reversão em relação à captação dos espermatozóides associada à reprodução assistida é que ao possibilitar gravidez espontânea não expõe a mulher aos riscos de gravidez múltipla e de possíveis efeitos colaterais, como hiperestímulo ovariano, parto prematuro, e bebês com baixo peso e malformações congênitas.

 

CENTRO MÉDICO DIAS

CLÍNICA DE UROLOGIA

(44) 3266-1508 | 3266-1527 contato@centromedicodias.com.br Av. Tiradentes 1319 - Maringá PR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS