Bexiga Hiperativa
Bexiga hiperativa é uma doença caracterizada por sintomas de urgência miccional (repentina necessidade de urinar), podendo estar associado ao aumento da frequência urinária, ou seja, mais do que 8 micções num período de 24 horas e incontinência urinária por urgência (repentina e involuntária perda do controle vesical levando a perda de urina).
Se você apresenta um ou mais desses sintomas você pode ser portador(a) de Bexiga Hiperativa.
Quais repercussões a doença pode gerar?
Existe um grande número de pessoas com essa condição ao redor do mundo. Esse problema afeta também o bem estar emocional, psicológico e social de homens e mulheres, prejudicando consideravelmente a qualidade de vida.
As causas de bexiga hiperativa são inúmeras, podendo ser de origem:
- Neurogênica que é a falta de controle da bexiga devido a um problema nervoso como: acidente vascular cerebral, lesão da medula espinhal ou tumor; ou
- Não-neurogênica.
Como avaliar o paciente com Bexiga Hiperativa?
A avaliação inclui história médica, exame físico e diário miccional. Muitas vezes, um estudo urodinâmico é necessário para auxiliar no diagnóstico e no tratamento, sendo característico o achado de contrações involuntárias do músculo da bexiga na fase de enchimento (quando se é esperado que a mesma permaneça estável, sem contrações).
Como tratar?
O tratamento é medicamentoso (antimuscarínicos), com intuito de inibir as contrações indevidas da bexiga.
Nos casos mais graves, sem resposta aos medicamentos, pode ser necessário a terapia com injeções intravesicais de toxina botulínica (botox).
A eletromodulação sacral é descrita como uma possibilidade nos casos mais graves e refratários.
Precisando de uma consulta?
Entre em contato pelo WhatsApp e agende seu horário!
Agendamento por WhatsApp
(44) 99115-1481