Incontinência Urinária

De acordo com a Sociedade Internacional de Incontinência (ICS), incontinência urinária é qualquer perda involuntária de urina.

Quais os tipos de incontinência?

Pode ser classificada como Incontinência urinária de esforço (IUE) ou Incontinência de urgência.

A primeira ocorre quando a perda ocorre durante a realização de algum esforço, tais como prática de esportes, tosse ou espirro.

Já a Incontinência urinária de urgência é a perda de urina precedida de urgência miccional.

A associação de ambos os tipos caracteriza a Incontinência urinária mista.

Quais fatores levam às perdas?

A continência urinária depende da integridade anatômica e funcional da bexiga e do esfíncter, podendo ser influenciado pelo estado mental, mobilidade, destreza e motivação.

A Incontinência urinária de esforço (IUE) é mais comum dentre as mulheres com antecedentes obstétricos, especialmente naquelas que tiveram partos vaginais.

Outros fatores importantes incluem alterações teciduais (colágeno), idade, condições associadas a aumento crônico da pressão intra-abdominal (obesidade), caraterísticas genéticas.

Nos homens, a incontinência pode ser secundária a procedimentos cirúrgicos que acometem a função esfincteriana (por exemplo, prostatectomia radical)

Avaliação diagnóstica do(a) paciente incontinente?

A história clínica associada a minucioso exame físico pode ser suficiente para o diagnóstico. A avaliação urodinâmica está indicada em casos específicos.

Quais os tratamento da Incontinência Urinária?

O tratamento da incontinência urinária (perda de urina) melhora substancialmente a qualidade de vida do paciente. A seguir as principais opções terapêuticas serão apresentadas.

  • Fisioterapia: a fisioterapia do assoalho pélvico (com exercícios, biofeedback, eletroestimulação) visa melhorar a função muscular do assoalho pélvico. Está indicada nos casos de incontinência leve e moderadas.
  • Tratamento Medicamentoso: indicado nos casos de Incontinência Urinária de urgência ou mista, com o uso de medicamentos antimuscarínicos que inibem as contrações involuntárias da bexiga. Não há, na atualidade, medicamento eficaz no tratamento da Incontinência Urinária de esforço. Entretanto, existem remédios sendo testados em alguns países.
  • Tratamento Cirúrgico: revoluciando o tratamento da Incontinência Urinária de esforço, Ulmsten propôs, no final da década de 1990, o uso dos slings sintéticos (faixas de polipropileno), posicionadas sob a uretra média. Atualmente, é a técnica de escolha por seus excelentes resultados e duráveis, além de ser um procedimento rápido e seguro. 

E a incontinência urinária nos homens?

Nos casos de Incontinência Urinária Masculina, geralmente após tratamento de câncer de próstata (por exemplo, prostatectomia radical), é possível a utilização de slings masculinos ou, em casos mais graves, o implante do esfíncter artificial (dispositivo sintético que simula o esfíncter urinário).

Precisando de uma consulta?

Entre em contato pelo WhatsApp e agende seu horário!

Rolar para cima
Abrir WhatsApp
Agende sua Consulta
Olá!
Precisando agendar consulta?