Andropausa

Após os 40 anos de idade, é normal haver um declínio lento e gradual na produção de testosterona. Acredita-se que a queda seja de 1% ao ano. Denomina-se Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), antes conhecido como andropausa, o quadro decorrente da baixa dosagem de testosterona no sangue associado aos seguintes sintomas: desinteresse geral, queda da libido, disfunção erétil, fraqueza, tristeza, insônia e mau-humor, irritabilidade, diminuição da força e massa muscular, diminuição da densidade óssea.

Por que a reposição deve sempre ser indicada pelo Urologista?

Quando bem indicada a reposição hormonal proporciona grandes benefícios, com melhora importante na qualidade de vida. Entretanto, deve sempre ser indicada pelo Urologista, que precisa julgar a presença de história pessoal ou familiar de câncer de próstata, PSA elevado, apneia do sono não tratados e insuficiência cardíaca que são as principais contraindicações ao uso de testosterona para reposição hormonal. A testosterona não leva ao câncer de próstata, mas pode levar a um aumento na glândula e progressão de tumor já existente.

Além da reposição, quais as recomendações seguir?

Deve-se ressaltar que tão importante quanto a reposição hormonal deve ser a mudança de hábitos de vida com especial atenção para a alimentação saudável, prática de exercícios físicos, abolir fumo, álcool, sal e alimentos gordurosos, fazer uso de suplementos de vitaminas, minerais e antioxidantes.

É necessário acompanhamento ao longo do tratamento?

Os pacientes em vigência de tratamento devem ser acompanhados regularmente pelo médico urologista, pois podem surgir efeitos adversos no decorrer do tratamento, tais como retenção de líquido, apneia de sono, endurecimento do mama, ginecomastia, aumento das hemácias (células vermelhas do sangue).

Quais as possíveis vias de reposição hormonal?

  1. Tratamento injetável com injeções intramusculares muito utilizados, devido ao baixo custo;
  2. Tratamentos por gel ou adesivos cutâneos têm bons resultados, porém podem provocam dermatites e necessitam uso é diário;
  3. Injetáveis de maior duração;
  4. Implantes subcutâneos absorvíveis não demandam injeções trimestrais e possuem taxa de liberação lenta de testosterona.

Tenho sinais ou sintomas sugestivos do DAEM?

Responda ao questionário abaixo e avalia-se. Caso tenha respondido sim a alguma dessas perguntas, procure ajuda de um urologista.

  1. Você tem diminuição da libido?
  2. Você tem perda de energia?
  3. Você tem perda do vigor e/ou da paciência?
  4. Você perdeu altura, ficou mais baixo?
  5. Você notou alguma perda do “prazer pela vida”?
  6. Você tem estado abatido e/ou irritável?
  7. Suas ereções estão menos firmes?
  8. Você notou alguma recente queda na sua habilidade esportiva?
  9. Você tem ficado com sono facilmente após o jantar?
  10. Sua capacidade para o trabalho decaiu?

Precisando de uma consulta?

Entre em contato pelo WhatsApp e agende seu horário!

Rolar para cima
Abrir WhatsApp
Agende sua Consulta
Olá!
Precisando agendar consulta?