Varicocele
A varicocele é a dilatação das veias do testículo.
O processo é semelhante ao que acontece nas varizes de outros locais do corpo: há uma insuficiência das veias de drenagem dos testículos que leva a um represamento sanguíneo e a uma dilatação venosa com refluxo sanguíneo.
É encontrada predominantemente no lado esquerdo, algumas vezes nos dois lados e, raramente, apenas no lado direito.
É mais comum no lado esquerdo, porque a veia espermática do lado esquerdo desemboca na veia renal esquerda em um ângulo de 90°, ou seja, reto, fazendo com que a pressão nesse lado seja mais alta que no lado direito, lado este em que a veia espermática desemboca obliquamente diretamente na veia cava inferior.
Quais as consequências da varicocele?
A varicocele é a principal causa de infertilidade nos homens. Estima-se que no mundo inteiro, ela ocorra em cerca de 20% dos homens. Em casais com problemas para engravidar, esta proporção pode aumentar para 35%.
Na maioria dos casos, a varicocele é assintomática, raramente podendo aparecer com dor ou diminuição do tamanho testicular.
Portanto, pode prejudicar a função dos testículos sem dar nenhum sintoma!
Como saber se eu tenho varicocele?
A medida mais importante para o diagnóstico é o exame físico realizado por um urologista. O ultrassom dos testículos pode ser útil nos casos duvidosos.
De que maneira pode resultar em infertilidade?
Os testículos estão situados fora do corpo (no escroto) por um motivo: a temperatura adequada para produção dos espermatozoides deve ser cerca de 2ºC mais baixa que a temperatura do corpo.
Quando há varicocele, o sangue fica represado ao redor dos testículos, aumentando a temperatura testicular e levando a um aumento de algumas substâncias tóxicas, como os radicais livres de oxigênio, prejudicando o processo de formação de espermatozoides.
A consequência é a alteração na quantidade, na movimentação e no formato dos espermatozoides.
Vale ressaltar que os efeitos nocivos da varicocele são progressivos.
Quando operar?
A cirurgia deve ser feita em alguns casos, como os descritos a seguir:
- Varicoceles em pré-adolescentes: não é possível avaliar o dano da doença na fertilidade;
- Atrofia testicular homolateral: degeneração do testículo só do lado afetado;
- Alterações no espermograma e infertilidade
- Dor associada à varicocele
Como é feito o tratamento da varicocele?
O tratamento da varicocele é cirúrgico, sendo a técnica com melhores resultados, aquela realizada através de pequena incisão na região inguinal (virilha), em que, com o auxílio de um microscópio, são identificadas e amarradas as veias dilatadas, sendo preservadas as artérias e os vasos linfáticos.
Quais os beneficios da cirurgia?
Cerca de 40 a 70% dos homens apresentam melhora do espermograma após o tratamento, possibilitando em muitos o restabelecimento da fertilidade com possibilidade de gestação espontânea, ou, mesmos nos casos mais graves, possibilitando a redução da complexidade do tratamento de reprodução assistida, ou seja, casais que seriam submetidos a fertilização in-vitro (FIV) ou injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) poderão ser submetidos a inseminação intrauterina (IIU).
Ressalta-se ainda que o tratamento da varicocele deve ser encarado como um cuidado da saúde do homem, pois pode recuperar a saúde testicular, evitando a diminuição de volume testicular e alteração da produção de hormônio masculino.
Como é o acompanhamento pós-operatório?
Após 3 meses do tratamento da varicocele, o homem deverá repetir o espermograma para avaliar o resultado, podendo a recuperação ocorrer mesmo após 1 ano da cirurgia.
Precisando de uma consulta?
Entre em contato pelo WhatsApp e agende seu horário!
Agendamento por WhatsApp
(44) 99115-1481