Estenose de Uretra

Estenose de uretra é o estreitamento de qualquer segmento uretral, de etiologias traumática (traumas externos ou após procedimentos cirúrgicos), inflamatória (uretrite) ou idiopática (sem causa conhecida), que compromete o esvaziamento vesical em diversos níveis até a interrupção completa da passagem de urina.

Como avaliar a extensão da área de estreitamento?

A uretrocistografia retrógrada e miccional ainda é o exame padrão-ouro.

A ressonância magnética tem sido utilizada nos últimos anos, em casos específicos, para avaliação mais precisa da área estreitada e da qualidade do tecido circunjacente, possibilitando a programação da melhor abordagem terapêutica.

Quais os tratamentos?

O tratamento da estenose de uretra varia conforme o aspecto, a localização e a etiologia da estenose, bem como as condições do paciente. Seguem a seguir as possibilidades terapêuticas:

  • Dilatação uretral: é o mais simples e antigo tratamento, com resultados transitórios.
  • Uretrotomia interna: técnica endoscópica que consiste em incisor o anel estenótico com faca específica (Sachse) a frio.
  • Uretroplastia: técnica mais complexa que consiste na remoção completa da região estenótica, com reaproximação de duas extremidades saudáveis da uretra. A utilização de enxertos de mucosa oral (retirados da mucosa da buchecha ou labial) podem ser necessários nos casos de estenoses mais longas, para possibilitar adequada aproximação das extremidades.

Precisando de uma consulta?

Entre em contato pelo WhatsApp e agende seu horário!

Rolar para cima
Abrir WhatsApp
Agende sua Consulta
Olá!
Precisando agendar consulta?