Reversão de Vasectomia
Cerca de 6 a 8 % dos vasectomizados procuraram um urologista para reverter o quadro causado pela vasectomia. Esta porcentagem de reversões de vasectomia é maior em países desenvolvidos.
Como é feita a cirurgia?
Na cirurgia de reversão de vasectomia, os canais deferentes (os quais foram desconectados na vasectomia) são reconectados e os espermazoides voltam a ser ejaculados. Trata-se de uma cirurgia mais complexa que a vasectomia, pois é microscópica.
Quais as chances de sucesso?
Dois fatores importantes influenciam a taxa de sucesso da reversão:
1) o intervalo de tempo entre a vasectomia e o momento da reversão. Quanto menor o intervalo, maior a chance de sucesso. (Veja alguns dados: Nas reversões de até 3 anos após a vasectomia a chance de obter espermatozoides na ejaculação é de 97% e de gravidez 76%. Entre 3 e 8 anos de vasectomia as chances de gravidez são de 53%, entre 8 e 14 anos é de 44% e vasectomias de mais de 14 anos a chance diminui para 31%);
2) a idade da parceira (a partir de 35 anos as chances de gestação são menores).
Quais as vantagens da reversão em relação à reprodução assistida (“bebê de proveta”)?
A grande vantagem da reversão em relação à captação dos espermatozoides associada à reprodução assistida é que ao possibilitar gravidez espontânea não expõe a mulher aos riscos de gravidez múltipla e de possíveis efeitos colaterais, como hiperestímulo ovariano, parto prematuro, bebês com baixo peso e malformações congênitas.
Precisando de uma consulta?
Entre em contato pelo WhatsApp e agende seu horário!
Agendamento por WhatsApp
(44) 99115-1481